terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capitães da Areia estreia dia 07 de Outubro em Porto Alegre

Retomando um dos grandes romances da década de 30, o filme “Capitães da Areia”, chega às telas dos cinemas gaúchos no dia 07 de outubro, no momento em que se comemora o centenário de Jorge Amado. Com direção da cineasta Cecília Amado (neta do escritor), o filme é uma adaptação da sua obra mais lida até hoje, tendo alcançado 5 milhões de leitores.

Do livro, escrito em 1937, foram selecionadas histórias que retratam o cotidiano de jovens, abandonados por suas famílias, e que, ao mesmo tempo, são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Os famosos “Capitães da Areia” formam, como definem os jornais da época, o novo bando de meninos que vivem pelas ruas e incomodam a sociedade. Eles moram em um velho trapiche abandonado, no antigo cais da cidade, e planejam desde furtos até golpes mais sofisticados, como os assaltos às ricas mansões.
Pedro Bala, o temido líder dos Capitães da Areia, junto ao Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são os personagens principais desta história, que traz o tema da infância, drama tão atual e característico da questão social no Brasil desde os anos 30. Carregado de elementos históricos, o filme cria um retrato direto da realidade brasileira, mas com características um tanto universais.

O primeiro longa-metragem de Cecília Amado narra um ano na vida dos Capitães da Areia, marcado pelos festejos do dia de Iemanjá, pelas festas populares, pelos dilemas e descobertas adolescentes e pelos conflitos cotidianos de uma cidade em pleno desenvolvimento. Apesar do romance se passar em meados de 1930, Cecília Amado optou por transportar a história duas décadas à frente: “Nos anos 50, a Bahia deu um boom de crescimento, Salvador se desenvolveu muito, a cidade tinha uma atmosfera muito mais cinematográfica do que nos anos 30, tinha certo glamour”.

“Capitães de Areia” é uma produção da Lagoa Cultural e Maga Filmes, e conta com a distribuição da Imagem Filmes. Outras informações, fotos e trailer no site www.capitaesdaareia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário