O Portal Tela Brasil é o desdobramento e a inclusão dos projetos Cine Tela Brasil e Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil na era digital e dá continuidade a uma trajetória que vêm sendo construida há anos pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
Em 1996, Laís e Luiz começaram a exibir filmes brasileiros em praças públicas e escolas de São Paulo. Naquela época, a dupla contava apenas com uma perua Saveiro, um projetor de 16 mm, uma tela montável e alguns curtas-metragens brasileiros. Era o Cine Mambembe, que, mais tarde, romperia as fronteiras de São Paulo levando o cinema para todos os cantos do Brasil, com um novo projetor 35 mm, uma equipe de projecionista e produtores e com o apoio do Ministério da Cultura.
Em 2004, o Cine Mambembe recebeu seu primeiro patrocínio direto: o grupo CCR viabilizou a criação da inédita sala de cinema ambulante. Com 225 cadeiras, ar-condicionado, projetor 35 mm, som surround e projeçãocinemascope, num ambiente protegido da luz e da chuva, essa estruturada tenda transformou o Cine Mambembe em Cine Tela Brasil.
O pioneirismo do projeto não parou na sala de exibição itinerante. Em 2007, o Cine Tela Brasil passou a levar, também, uma equipe de cineastas-educadores para as comunidades por onde passa, por meio da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil.
Em 2008, com o patrocínio da Fundação Telefônica e a parceria com a CCR, uma nova sala itinerante foi inaugurada.
Essa nova parceria também viabilizou a construção do Portal Tela Brasil, que vai ao ar para oferecer formação e informação sobre o universo audiovisual, de maneira totalmente virtual, para jovens e adultos.
Seja com as salas de cinema itinerante, com as salas das oficinas ou com as salas virtuais do Portal, o projeto Tela Brasil viaja cada vez mais longe para ficar mais perto de quem quer conhecer o cinema.
Site: www.telabr.com.br
Fonte: Tela Br
Nenhum comentário:
Postar um comentário