terça-feira, 10 de abril de 2012

Homenagem aos ícones da sétima arte reunirá obras de ilustradores consagrados

Abertura da “1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano” será 12 de abril na Dimas

Em homenagem aos 75 anos de Roque Araújo, a “1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano” trará ilustrações de diversos artistas que, a partir de um olhar próprio, representarão os personagens vivos na memória do Cinema Baiano. Sob a curadoria da artista plástica, Niejila Brito, a exposição poderá ser apreciada a partir das 19h, de 12 de abril, data escolhida em homenagem ao nascimento do anfitrião da festa, Roque Araújo. E seguirá até 12 de maio, na Galeria Pierre Verger, Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas), subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris, Salvador-BA.
Entre os trabalhos expostos estão as obras de AfroSuperior Omkings, Ângelo Roberto, Augusto Mattos, Bruno Liberati, Caó Cruz Alves, Chico Liberato, Danilo Dias, Eric das Virgens, Isadora Sabar, Jamile Coelho, Paulo Setúbal e Zeca Foreheard. A mostra coletiva reúne obras inspirados em cineastas baianos, como: Glauber Rocha, Roberto Pires, Edgar Navarro, Pola Ribeiro e muitos outros.
Além da exposição física, haverá uma versão online que o Instituto Virtual Roque Araújo (http://institutoroquearaujo.blogspot.com.br/) disponibilizará, a partir do dia 20 de abril, com obras inéditas e um breve histórico da cinematografia baiana contada a partir desses personagens.
A mostra é uma iniciativa do Instituto Virtual Roque Araújo, que tem por objetivo fomentar e construir atividades sociais de caráter educacional, cultural, artístico e memorial, além da preservação da memória do cinema e audiovisual baiano. Uma trajetória contada através de equipamentos cinematográficos que definiram os enquadramentos destas histórias, a partir do olhar de um dos grandes nomes da cinematografia baiana, Roque Araújo.
Os três desenhos de Caó Cruz Alves apresentados nessa exposição fazem parte de uma série de caricaturas inéditas, feitas a partir de novembro de 2011, contendo uma centena de personalidades que desempenham e que desempenharam papéis relevantes para o desenvolvimento do cinema baiano. Essa série será apresentada ao público, em breve, em forma de exposição e livro.

Roque Araújo
"Eu fiz quase tudo dentro do cinema. Só não fechei os 360 graus, porque nunca fui maquiador e nem transformista". É assim, de maneira simples e bem humorada, que Roque Araújo, no auge de sua produção audiovisual, descreve sua trajetória cinematográfica.
Este baiano, nascido em Salvador no dia 12 de abril de 1937, ao lado de Glauber Rocha, Roberto Pires e tantos outros visionários da sétima arte, mudou a maneira de ver e fazer cinema na Bahia. Desde 1958, quando largou tudo e decidiu seguir os rumos do Cinema Novo, Roque vem contribuindo de maneira inventiva e atuante na construção da história cinematográfica do país.




SERVIÇO
O que: 1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano
Quando: de 12 de abril à 12 de maio de 2012
Local: Rua General Labatut, 27, Barris, Galeria Pierre Verger, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário