sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mostra comemora 1 ano do Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual


Recentemente premiado no 2° Festival de Cinema Universitário da Bahia, o coletivo de jovens cineastas completa um ano com mostra e estreia de curtas-metragem

O coletivo de jovens cineastas e artistas CUAL – Coletivo Urgente de Audiovisual sopra as velinhas de um ano de muitos filmes, mostras e amizades. Seguindo a programação do Cine Teatro Solar Boa, na sexta-feira (18/05), às 19h30, a Mostra CUAL, Etc. e Tal, portanto, é especial, é dia de festa!
Para comemorar, tem estreia. Serão três curtas-metragens, dois deles inéditos, recém-saídos do forno. Em primeira mão, o coletivo mostra o provocante documentário Fake-off ou manifesto contra o CUAL (10 min. - Dir. Diego Acelga), que questiona os métodos do grupo a partir dos bastidores da filmagem do curta Fake-me (Dir. Marcus Curvelo), vencedor do prêmio de Melhor Curta Baiano no 2° Festival de Cinema Universitário da Bahia; e exibe também a ficção Caminho mais próximo de casa (Dir. Francisco Gabriel / Ramon Coutinho), o trabalho mais recente do grupo. Além deles, tem ainda o curtinha Que horas é a sessão? (1 min. - Dir. CUAL), o primeiro filme feito pelo coletivo.
Como sempre, a sessão traz convidados especiais para comentarem os filmes junto aos membros do coletivo e o público. Já passaram pelas mostras nomes como o crítico de cinema João Carlos Sampaio e os diretores Daniel Lisboa (O Sarcófago, O Fim do Homem Cordial, Cellphone) e Edson Bastos (Joelma), dentre outros jovens cineastas.

SOBRE O CUAL

"A amizade é matéria prima de qualquer cinema de envergadura!". A frase, do cineasta Júlio Bressane, parece perfeita para explicar o Cual. Composto por um grupo de amigos (publicitários, jornalistas, historiadores, atores, alguns formados na primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Concentração na Área de Cinema da UFBA), a ideia do grupo é praticar “um cinema que prioriza o processo e o encontro, a criticidade e a (re)invenção”, como explica Ramon Coutinho, um dos membros do coletivo.
Passado um ano desde a criação do grupo, a fórmula deu bons frutos. "Além de diversos vídeos e experimentos, realizamos em torno de nove curtas nos mais diversos níveis de recurso e estrutura, alguns premiados. No momento estamos em processo de pós-produção do décimo. E há incontáveis roteiros pra filmar nesse segundo ano de atividades... ", comenta Coutinho. Além da produção dos vídeos, o Cual frequentemente promove mostras, com trabalhos próprios e de convidados.
O coletivo - formado por Ramon Coutinho, Álvaro Andrade, Marcus Curvelo, Bianca Muniz, Danilo Umbelino, Deise Valente, Bruno Guimarães, Francisco Gabriel Almeida e Luan Santana Marques - agrega ainda parceiros das mais diversas áreas, como os músicos Vítor e Paulo Rios, do Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, que já fizeram trilhas para os curtas do grupo.

"Foi um ano intenso de produção, discussão, ideias, encontros e novos diálogos... acho que era isso que pretendíamos quando pensamos nos primeiros objetivos do coletivo", completa Coutinho.


O que: Mostra Cual, ETC e Tal, Especial 1 Ano depois

Onde: Solar Boa Vista (Praça Marquês de Abrantes, s/n - Engenho Velho de Brotas)

Quando: 18.05, às 19h30min

Quanto: Entrada Franca

Contato: Marcus Curvelo (8726.1817) / Ramon Coutinho (9253 5429)

Páginas do CUAL:



Nenhum comentário:

Postar um comentário