O Festival
Finalmente admiradores, estudiosos e realizadores de animação em Stop Motion passam a contar, no Brasil, com um festival internacional voltado, exclusivamente, para essa técnica centenária de audiovisual.Oficinas, master classes e mesas-redondas: Universidade Católica de Pernambuco
O que é Stop Motion?
A animação em Stop Motion se define pelo movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação.
A história do Stop Motion remonta aos primórdios da fotografia e do cinema com as experiências do fotógrafo inglês Eadweard Mybridge, conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento e por ser o inventor do zoopraxiscópio - equipamento usado para dar movimento aos seus retratos.
O mágico e ilusionista francês George Mélies também viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequencia aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica. Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.
O Stop Motion, ainda que usando recursos de efeitos especiais, utiliza os princípios básicos da fotografia. Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, provocando, assim, ideia de movimento.
Mais informações: www.brasilstopmotion.com.br
Fonte: Brasil Stopmotion
Nenhum comentário:
Postar um comentário