O FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, funda-se na finalidade de promover, a partir do Ceará, o intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa, nos diversos continentes, mediante oficinas, seminários, palestras e exibições cinematográficas — divididas em mostras competitivas e não competitivas de filmes de curta duração, todas em formato digital.
Diante do perfil e natureza de seus propósitos, o FestFilmes contemplará obras audiovisuais realizadas no âmbito das nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP: Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Iniciando-se em 2011, o FestFilmes se insere entre os eventos que irão compor, durante 2012, o calendário das atividades comemorativas do ano Brasil-Portugal, na sintonia das prévias articulações com a diplomacia portuguesa, Instituto Camões, Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Ministério das Relações Exteriores da República do Brasil, entre as instituições contempladas no curso das gestões para a sua realização.
A estratégia conjugada de difusão e exibição que o FestFilmes propõe — com o recurso de programas radiofônicos, programas de TV, portal na internet, utilização sistemática das redes sociais e tecnologias voltadas para mídias móveis, além de parcerias firmadas com diversas instituições de alcance nacional e internacional —, atribuirão ao festival uma perspectiva de alcance e visibilidade ímpares, levando-o a figurar, por seu simbolismo e magnitude, entre os mais destacados festivais brasileiros.
Quanto ao cronograma de ações, o FestFilmes encontra-se estruturado de acordo com o seguinte calendário:
Abril de 2011 – Lançamento do Hotsite do FestFilmes, cujo alcance, divulgação e interatividade será complementado via redes sociais (twitter, facebook, blog, etc.) e pelo desdobramento de contatos com as diversas organizações culturais, educacionais, entidades públicas e privadas do setor audiovisual nos países membros do CPLP.
Setembro de 2011 – Lançamento do Portal e estréia do Programa Televisivo FestFilmes, iniciando, dessa maneira, a etapa de exibição fílmica e o respectivo processo curatorial, a ser realizado, de modo interativo, diretamente na interface com o público — responsável pela escolha dos filmes que marcarão a grande final presencial do evento.
O programa televisivo FestFilmes — uma produção independente da Areal Produções Culturais — trará regularmente informações e reportagens sobre o panorama do audiovisual lusoafrobrasileiro, além de exibir obras de curta duração e realizar o pré-lançamento dos filmes que serão exibidos no Portal do FestFilmes.
Outubro de 2011 – Lançamento oficial do FestFilmes, evento que contará com a presença de autoridades e personalidades do setor cultural, artístico e social, assinalando sua inserção dentro das atividades comemorativas do ano Brasil-Portugal e da Programação Alusiva aos 160 anos da emancipação política do município de Maranguape, entre outras datas significativas.
Março de 2012 – Período que corresponde à etapa presencial do FestFilmes, que incluirá atividades nas cidades de Maranguape, Redenção e Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
A dinâmica e programação dessa etapa incluirá mostras não competitivas e competitivas dos filmes oriundos de todos os países que compõem a CPLP, sendo que esta última prevê a distribuição de troféus e prêmios em dinheiro para todos os finalistas, com especial destaque para os vencedores nas categorias de Curta Documentário; Curta de Animação; Curta de Ficção; Roteiro; Ator; Atriz; Fotografia; Edição; Trilha Sonora Original.
Serão ofertadas, no período, oficinas de capacitação audiovisual para os estudantes da rede pública de ensino, cujos trabalhos resultantes — filmes documentários, ficções e animações — serão exibidos na data de encerramento do festival, ocasião em que os alunos receberão os certificados de conclusão dos cursos realizados.
O FestFilmes contará também com o seminário O Audiovisual como Elemento de Desenvolvimento Cultural, Educacional e Econômico. O evento terá um link simultâneo interativo — via Portal do FestFilmes — para todos os países da comunidade da língua portuguesa e contará com representantes de entidades públicas e privadas do setor audiovisual dos países que compõem a CPLP.
Em sua perspectiva, o FestFilmes guarda lugar destacado à homenagem aos mais significativos ícones da afirmação do idioma português em sua construção histórica — a exemplo de Camões, Fernando Pessoa, José Saramago e dos autores de nacionalidade brasileira e afro —, que se incorporam à produção audiovisual nas obras dos expoentes da realização cinematográfica presentes na constelação das nações envolvidas no acontecimento, desde sua primeira edição (2011/2012).
Desta forma, o FestFilmes, pelas múltiplas e profícuas parcerias que evoca e pela abrangência e impacto cultural, educacional, econômico e metodológico que se dispõe a alcançar, soma-se, de modo articulado e cooperativo, ao epicentro do que há de mais relevante e instigante no segmento dos festivais de cinema e audiovisual brasileiros, contribuindo para o surgimento de uma nova geração de agentes e modelos produtivos, numa crescente valorização, pela via do audiovisual, da cultura de todos os países de língua portuguesa.
O FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro é uma promoção da Areal Produções Culturais, com realização do Instituto da Cidade e Direção Geral do Cineasta Duarte Dias, Diretor Presidente da Associação Cearense de Cinema e Vídeo, ACCV – seção Ceará da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, ABD Nacional.
Mai informaçoes e inscrições: http://www.festfilmes.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário