sábado, 11 de fevereiro de 2012

ANCINE abre inscrições para edital de coprodução Brasil-Uruguai

Projeto selecionado pela Agência receberá o equivalente em reais a US$ 150 mil

A ANCINE recebe a partir desta sexta-feira, 10, inscrições para o edital Brasil-Uruguai de concessão de apoio financeiro a uma coprodução minoritária brasileira de longa-metragem, de produção independente, no gênero ficção, documentário ou animação, que ainda não tenham iniciado suas filmagens. As inscrições terminam no dia 10 de abril.

O concurso se alinha ao Protocolo de Cooperação celebrado em 2010, entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai - ICAU e a ANCINE. Ao mesmo tempo, acontece concurso similar no Uruguai, a cargo do ICAU, destinado a apoiar um projeto apresentado por produtora local que participe do projeto na qualidade de empresa coprodutora minoritária. A empresa coprodutora majoritária brasileira desse projeto receberá da ANCINE o equivalente em reais a US$ 50 mil.

De acordo com Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, o objetivo do acordo Brasil-Uruguai é "construir um espaço diferente, de cooperação, de soberania, a partir de um ponto de vista da fraternidade".

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui; a documentação necessária ao reconhecimento prévio de coprodução conforme previsão do Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica; uma carta do(a) diretor(a) da obra confirmando sua participação no projeto; o currículo do(a) diretor(a) da obra; o histórico da proponente; histórico da(s) demais empresa(s) coprodutora(s); um contrato firmado entre a proponente e empresa distribuidora brasileira, prevendo a distribuição da obra resultante do projeto selecionado no Brasil; o protocolo ou registro do argumento ou do roteiro cinematográfico na entidade uruguaia ou brasileira competente.

“Nossa política na ANCINE tem dois braços muito claros: o principal é a expansão do mercado interno. Outra perna importante dessa política é a internacionalização dessa produção brasileira. Nesse movimento, nós tivemos ao longo dos últimos anos um conjunto de medidas para viabilizar um número maior de coproduções internacionais. Os editais de coprodução atuam no sentido de estimular a coprodução de obras audiovisuais e de filmes em uma perspectiva de trocas culturais, de ampliar o horizonte da criação artística, mas também de ampliar as condições de financiamento e de obtenção de mercado dessas obras”, diz Manoel Rangel.

Acesse o edital de coprodução Brasil-Uruguai 2012 e os anexos abaixo:
Edital Brasil-Uruguai 2012
Anexo I - Formulário de Inscrição
Anexo II - Termo de Concessão
Anexo III - Documentação de Reconhecimento Prévio
Cronograma previsto

Para dúvidas: fomento.direto@ancine.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário