quarta-feira, 21 de março de 2012

Últimos dias de inscrições abertas para a 1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano

Homenagem aos ícones da sétima arte reunirá obras de ilustradores de todo o Brasil

"Eu fiz quase tudo dentro do cinema. Só não fechei os 360 graus, porque eu nunca fui maquiador e nem transformista". É assim, de maneira simples e bem humorada, que Roque Araújo, no auge de sua produção audiovisual, descreve sua trajetória cinematográfica. Este baiano, nascido em Salvador no dia 12 de abril de 1937, ao lado de Glauber Rocha, Roberto Pires e tantos outros visionários da sétima Arte, mudou a maneira de ver e fazer cinema na Bahia. Desde 1958, quando largou tudo e decidiu seguir os rumos do Cinema Novo, Roque vem contribuindo de maneira inventiva e atuante na construção da história cinematográfica do país.
“Nada mais justo do que abrir uma pausa para se fazer lembrar a importância deste ícone. E homenagear seus 75 anos, dos quais 54 anos de amor ao cinema, a 1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano trará ilustrações de diversos artistas que, a partir de um olhar próprio, representarão estes personagens vivos na memória do Cinema Baiano”, explica a curadora da exposição, Niejila Brito.
Os artistas poderão se inscrever até o dia 25 de março para ter suas obras integradas à Mostra. Os interessados poderão ter acesso ao regulamento através do site do Instituto Virtual Roque Araújo (http://institutoroquearaujo.blogspot.com.br/).
“A mostra é uma iniciativa do IRA Virtual, que tem pouco mais de um ano resgatando a importância de Roque, além de disseminar seu legado crescente”, complementa a coordenadora do Instituto, Jamile Coelho.
A exposição será realizada aberta 12 de abril, data escolhida em homenagem ao nascimento do anfitrião da festa, Roque Araújo. E seguirá até 12 de maio, na Galeria Pierre Verger, na Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas).

O Instituto
O IRA Virtual tem por objetivo fomentar e construir atividades sociais de caráter educacional, cultural, artístico e memorial, além da preservação da memória do cinema e audiovisual baiano. Uma trajetória contada através de equipamentos cinematográficos que definiram os enquadramentos destas histórias, a partir do olhar de um dos grandes nomes da cinematografia baiana, Roque Araújo.


SERVIÇO
O que: 1ª Mostra Ícones do Cinema Baiano
Inscrições: até dia 25 de março
Informações e regulamento: www.institutoroquearaujo.blogspot.com.br
Abertura: 12 de abril de 2012
Encerramento: 12 de maio de 2012
Local: Galeria Pierre Verger, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário