quinta-feira, 22 de março de 2012

Anunciada a criação do Museu Roque Araújo pela Secretária do Audiovisual do MINC

Durante a tarde da quarta-feira, 21, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, se reuniu com o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, para construir novas possibilidades de desenvolvimento e parceria entre a SAv e o governo do estado. Foram tratadas questões sobre preservação, difusão e capacitação do setor.
Após a reunião, a secretária recebeu realizadores do estado, na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), para ouvir a sociedade e anunciar novas ações para 2012. Ana Paula teve acesso a diversos equipamentos cinematográficos usados em filmes de Glauber Rocha e declarou que irá apoiar, junto com a Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), a criação do Museu Roque Araújo, nome do responsável pela reunião do acervo. Ainda com relação a preservação, a secretária apresentou a possibilidade de restauração dos conteúdos baianos em super 8, por meio da Cinemateca Brasileira.
Na área de formação, será realizado um encontro sobre novos modelos de produção, exibição e distribuição, durante o Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SemCine) previsto para acontecer no mês de agosto, em Salvador. A secretária anunciou ainda um plano formacional, voltado para todos os segmentos do setor, que será estruturado pelo Centro Técnico do Audiovisual (CTAv).
A respeito dos Núcleos de Produção Digital (NPDs), a reunião dos núcleos está prevista para acontecer em Salvador, no segundo semestre de 2012, mesma ocasião em que será inaugurado o NPD da Bahia. Durante este ano, a ideia é que cada NPD consiga identificar a vocação da sua região, propondo cursos de formação que serão realizados pelo CTAv.
Para incentivar o intercâmbio e a valorização de conteúdos audiovisuais nacionais, a SAv irá apoiar o projeto de realizar mostras de cinema estaduais em outras regiões do país. “Eu me sinto muito honrada em vir a um estado que tem seu diferencial e que é tão multifacetário a ponto de nos permitir enfrentar coisas novas, de uma forma mais fácil. Nada melhor do que propor novos projetos com um governo de estado que tem vontade de realizar”, disse Ana Paula Dourado Santana.
A Representação Regional da Bahia participou de toda a agenda da secretária, ficando responsável por conduzir e acompanhar as parcerias e ações audiovisuais propostas para o estado.
De acordo com a secretária, estão previstos, para 2012, editais focados na finalização e distribuição de obras audiovisuais, além de um edital de planos de negócios para empresas produtoras. Os programas DOCTV, BRGames, AnimaTV e FicTV também estão na agenda deste ano.
Ana Paula ressaltou ainda que a Secretaria pretende atuar nos diversos cantos do país, criando cooperações para o desenvolvimento do audiovisual com todos os estados brasileiros. “A SAv pretende, cada vez mais, induzir boas ideias, boas propostas e bons projetos”, afirmou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário